WordKids

A oficina visa trabalhar conceitos sobre tecnologia e ouso e desenvolvimento de ferramentas de criação de conteúdo com crianças com idades entre 8 e 14 anos.

Objetivo

A proposta é que as crianças compreendam o básico do funcionamento de computadores, internet, sites e WordPress.

Metodologia

A metodologia utilizada se baseia em educação popular e educação freiriana. A partir de conversas, falar sobre o surgimento da informática e internet. Apresentar o software WordPress, os conceitos de software livre, desenvolvimento comunitário e linguagem de programação, ensinar o básico sobre funcionamento de temas e plugins e desenvolver uma atividade baseada em problemas para que eles interajam com a ferramenta.

Toda a metodologia está vinculada a trabalho em grupos, que serão organizados de acordo com faixa etária e conhecimento prévio de computador.

Etapas

  1. Apresentação do computador, conversa sobre o funcionamento dos computadores (eletricidade se transformando em informação), etc.
  2. Conversa sobre a invenção e funcionamento da internet, a ideia de software livre e de desenvolvimento comunitário.Conversa sobre linguagem de programação e pequenas atividades lógicas para explicar o funcionamento de códigos.
  3. Apresentação do WordPress e acompanhamento para instalar o software localmente.Trabalhar a instalação e configuração de plugins e temas e conceitos de post e páginas.
  4. Apresentação de um problema para que todos debatam e resumam coletivamente. Esse problema será a requisição da criação de um blog sobre cinema (talvez universo Marvel)em que conste algumas notícias (copiadas e coladas de alguns portais) e algumas páginas com descrição de personagens.

Palestrante