Palestras

  • [PALESTRA] Dicas de Acessibilidade na Web #PraCegoVer

    Apresentado por Monica Craveiro de Menezes

    Lembrando que quase 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, a engenheira de software Monica Craveiro de Menezes explica — em palestra — a importância de desenvolver e programar sites acessíveis.

    novembro 27, 2021 às 14:15 -03 em Trilha A
    Desenvolvimento
  • [CASE] PainelWP: como um desenvolvedor se tornou criador de conteúdo

    Apresentado por Daniel Kossmann

    Durante o bate-papo, o desenvolvedor Daniel Kossmann conta por que e como criou a newsletter PainelWP. Semanalmente, o boletim eletrônico reúne as principais notícias e dicas sobre o universo WordPress, priorizando conteúdos escritos em português.

    novembro 27, 2021 às 14:50 -03 em Trilha D
    Comunidade
  • [PAINEL] Formação em tecnologia usando WordPress

    Apresentado por Eduardo Pittol

    O cientista da computação Eduardo Pittol conduz debate sobre como o WordPress pode preparar pessoas para trabalhar com Tecnologia da Informação.

    novembro 27, 2021 às 14:50 -03 em Trilha B
    Negócios
  • [PALESTRA] Como criar widgets personalizados para o Elementor

    Apresentado por Pâmela Ribeiro do Nascimento

    A partir da versão gratuita do plugin Elementor WordPress, a desenvolvedora Pâmela Ribeiro do Nascimento apresenta formas de criar widgets personalizados. Respeitando designs originais, a ideia da palestra é garantir que os usuários — de iniciantes a seniores — criem conteúdo e novas páginas em seus respectivos sites.

    novembro 27, 2021 às 14:50 -03 em Trilha A
    Desenvolvimento
  • [PALESTRA] SEO: revelando mitos e apresentando verdades

    Apresentado por Amanda Noronha Araujo

    A partir de estudos de caso, relatórios e pesquisas, a consultora de SEO e Branding Amanda Noronha Araujo mostra como identificar os mitos e as verdades no universo do Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), o famoso SEO.

    Aprenda os principais macetes para aumentar a rastreabilidade do seu site e entenda, de uma vez por todas, o que faz a sua página rankear ou não no Google.

    novembro 27, 2021 às 14:50 -03 em Trilha C
    Conteúdo
  • [PALESTRA] LGPD na prática: como a nova regra está funcionando no Brasil

    Apresentado por Karen Nunes do Nascimento

    Instituída em agosto de 2018 e em vigor desde setembro do ano passado, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, ainda não está clara tanto para cidadãos quanto para empresas. Durante a palestra, a consultora Karen Nunes do Nascimento apresenta a relevância, a aplicação e as penalidades contra infrações à nova regra.

    novembro 27, 2021 às 15:25 -03 em Trilha B
    Negócios
  • [PALESTRA] Otimização de sites: como ir de 7 para 0,7s em 4 passos

    Apresentado por Fred Marvila

    Performance é essencial para qualquer site — tanto para experiência do usuário quanto para ranquear bem no Google. Na palestra, o cientista da computação Fred Marvila demonstra como atingir menos de um segundo no carregamento da página e chegar ao 100% no Google PageSpeed Tools.

    Preparação do WordPress, configurações de servidor, Core Web Vitals e outras técnicas que podem ser aplicadas de maneira independente do objetivo e das possibilidades de investimento do cliente são apresentadas no encontro. Durante a palestra, um case é utilizado para ilustrar o processo de otimização de sites.

    novembro 27, 2021 às 15:25 -03 em Trilha A
    Desenvolvimento
  • [CASE] Por que a turma de Marketing e Conteúdo deve conhecer um pouco de programação e desenvolvimento WP?

    Apresentado por Sandra Peres

    Após anos produzindo conteúdo para sites e blogs WordPress, a estrategista de marketing digital Sandra Peres notou que muitos desenvolvedores têm o hábito de criar e entregar layouts incompletos. Quando as páginas começam a ser utilizadas, uma série de problemas como, por exemplo, atualizações ignoradas e plugins mal instalados aparecem.

    Quando os profissionais de Marketing e Conteúdo conhecem um pouco de desenvolvimento e programação, podem impedir que esses erros aconteçam. Durante a exposição, Sandra apresenta alguns casos que enfrentou e viu.

    novembro 27, 2021 às 15:40 -03 em Trilha C
    Conteúdo
  • [WORKSHOP] Desenvolvimento de plugins profissionais para WordPress

    Apresentado por Heitor Sousa Pedroso

    Em 45 minutos, o desenvolvedor Heitor Sousa Pedroso ensina o básico — actions, filters, documentação, entre outros — para desenvolver plugins profissionais. A instalação prévia do WordPress com WooCommerce e do plugin developer Boilerplate são necessárias para que a atividade seja aproveitada integralmente.

    novembro 27, 2021 às 15:40 -03 em Trilha D
    Desenvolvimento
  • [PALESTRA] Como posso aumentar em 24% o market share da empresa?

    Apresentado por Maurício Pereiro e Flávio Correia

    A partir de adequações à Customer Experience (CX), a palestra propõe o aumento em 24% no market share da sua empresa.

    Durante o encontro, os especialistas Maurício Pereiro e Flávio Correia apontam os principais conceitos de acessibilidade digital e explicam como os mesmos garantem a otimização da experiência para todos os tipos de usuários.

    Ainda na palestra, os especialistas destacam a importância da mudança de mentalidade em áreas como Negócios, User Experience (UX), Design, User Interface (UI), DevOps e Testers.

    novembro 27, 2021 às 16:00 -03 em Trilha B
    Negócios
  • [PALESTRA] Tornando o mundo mais justo e democrático com o seu site, tema ou plugin

    Apresentado por Celso Bessa

    O que sites rápidos e acessíveis têm a ver com Democracia e Justiça? Como um programador pode ajudar a tornar o mundo mais democrático?

    Como um designer pode incentivar Justiça Social? Como um tema pode gerar inclusão? Na palestra, o pesquisador na intersecção de Tecnologia e Direitos Humanos Celso Bessa vai demonstrar, por meio de ações e práticas simples, como a comunidade WordPress pode tornar o mundo um lugar melhor.

    Estudos de caso e resultados de uma pesquisa acadêmica sobre Acessibilidade e Performance são apresentados durante o encontro.

    novembro 27, 2021 às 16:00 -03 em Trilha A
    Comunidade
  • [PALESTRA] Como criar vários sites em servidores VPS não gerenciados – Vultr/DigitalOcean

    Apresentado por Eduardo Carreiro

    Na palestra, o empreendedor Eduardo Carreiro apresenta a dificuldade que muitos desenvolvedores e programadores têm para configurar VPSs não gerenciados, Vultr/DigitalOcean para múltiplos sites WordPress.

    novembro 27, 2021 às 16:35 -03 em Trilha A
    Desenvolvimento
  • [PALESTRA] Projetando sites para desenvolvimento WordPress low-code

    Apresentado por Anyssa Ferreira

    Como plataforma, o WordPress está, cada vez mais, facilitando a criação de sites via interface visual e sem a utilização de código.

    Essa abordagem — chamada de low-code ou no-code — gera uma grande mudança na forma como designers e desenvolvedores devem projetar sites.

    Nesta palestra, a designer e desenvolvedora Anyssa Ferreira vai debater as particularidades do desenvolvimento low-code e o desenho de sites pensados para serem desenvolvidos usando apenas os editores de blocos, os page builders como o Elementor e as opções de personalização de temas disponíveis.

    novembro 27, 2021 às 16:35 -03 em Trilha B
    Design